Literatura

Dica de Livro do Mês de Junho
Sexta-feira, 12 de Junho de 1942

Na sexta-feira acordei às cinco horas. Não era de admirar, pois era meu aniversário; mas não queriam que eu me levantasse tão cedo e, portanto, tive de dominar a minha curiosidade até às sete menos um quarto. Depois não pude mais.

Corri para a sala de jantar, onde o Mohrchen, o nosso gatinho, me cumprimentou com grandes festas. Depois das sete fui ter com meus pais e com eles entrei na sala de estar, para desembrulhar e ver os meus presentes.

Foi a ti, meu diário, que vi em primeiro lugar, e eras, sem dúvida, o presente mais bonito.

Assim começa o belo e emocionante relato de Anne Frank, uma jovem judia alemã que foi vítima do holocausto.

Apesar de alemã, a família Frank se mudou para Amsterdã em 1933, quando os nazistas subiram ao poder na Alemanha. Com o avanço das tropas nazistas por todo o território europeu, a família Frank se viu obrigada a viver escondida a partir de julho de 1942.

Foi neste esconderijo, no chamado "Anexo Secreto" que Anne escreveu a maior parte de seu diário, relatando o dia a dia das pessoas que se escondiam com ela, bem como as transformações pelas quais passava a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

No ano de 1944, um delator desconhecido mostrou aos nazistas a localização do "Anexo Secreto" e toda a família Frank, com exceção do pai, foi pega e levada para campos de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...